A Construção de Diretrizes de Ensino de Aulas de Dança no Cras: Um Olhar Para os Estados Emocionais e Tecnologias
Por Ligia Lopes Rueda Kocian Rafael Castro Kocian Eliana Mendes de Souza Teixeira Roque Maria José Bistafa Pereira
Em Coleção Pesquisa em Educação Física v. 20, n 1, 2021.
Publicado em: 1 de Janeiro de 2000
Resumo
A presente pesquisa se insere nos pressupostos do método qualitativo e tem como objetivo compreender a percepção de adolescentes em situação de vulnerabilidade, partícipes de atividades no CRAS de São José do Rio Pardo em relação ao atendimento e participação nas atividades. Fizeram parte do universo da pesquisa 17 adolescentes com idade de 12 a 14 anos. Como instrumento para coleta de dados foi realizado um levantamento de informações para análise junto ao quadro situacional e uma entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados mediante a análise de conteúdo com fundamento em Bardin (2011). Diante dos resultados encontrados, elaborou-se uma proposta estruturada com intervenções de Dança e Consciência corporal, tendo como objetivo abordar questões encontradas na análise documental e entrevistas com os participantes, na premissa de contribuir com o empoderamento social de adolescentes.