A Construção de Material Pedagógico Para o Ensino do Jogo e o Processo Educativo na Educação Física Crítico-superadora
Por Carine Marques Charão (Autor), Leandra Costa da Costa (Autor), Maristela da Silva Souza (Autor), Maria Cecília da Silva Camargo (Autor), Gislei José Scapin (Autor).
Resumo
Este estudo originou-se nos Estágios Curriculares Supervisionados (ECS) do Curso de Educação Física – UFSM. Período em que houve a necessidade de construir material pedagógico para o trato com o conteúdo jogo. Objetivamos analisar a importância da participação do educando na construção de material pedagógico para seu processo educativo. Metodologicamente pauta-se por um relato de experiência. Utilizamos registros sistemáticos das aulas com uma turma de 4º ano da rede Estadual de Ensino Fundamental de SM – RS. Elaboramos nossa proposta de trabalho e lapidamos nossos resultados com base na Pedagogia Histórico – Crítica e na Concepção Crítico – Superadora. Como contribuições destacam-se a capacidade de análise da realidade, apropriação de novos materiais pedagógicos e ampliação da Cultura Corporal. Concluímos que as contribuições ultrapassam o contato com novas práticas corporais e expressam a capacidade de transformar coletivamente o cenário escolar.
Referências
AMARAL, Cleusa do Nascimento. Subsídios para a Educação Física de 1ª a 4ª série. Petrópolis: Vozes, 1988;
BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. Tradução de Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo: Summus, 1984;
BETTI, Irene Conceição Rangel. Esporte na Escola: mas é só isso, Professor? Motriz. Vol. 01. Nº 01, 1999;
BOGDAN, Roberto; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução às teorias e aos métodos. Porto. Porto Editora, 1994;
BRACHT, Valter. A constituição das Teorias Pedagógicas da Educação Física. Caderno Cedes. Ano XIX, nº 48, 1999;
FIGUEIREDO, Zenólia el al. Educação Física, ser professor e profissão docente em questão... Pensar a Prática. Vol. 11. Nº 2, 2008;
GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para Pedagogia Histórico-Critica. .5º Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública – A pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo, Edições Loyola. 1986;
MOTA, A. C.; AMARO, D. A. A realidade vivida pelos professores de Educação Física dentro das escolas. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 1. Vol. 10, 2016.
NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mario Luiz Ferrari. Pedagogia da Cultura Corporal - crítica e alternativas. Phorte Editora, 2006.
ROCHA, Maria Silva Pinto de Moura Librandi. Não brinco mais: a (des)construção do brincar no cotidiano educacional. – 2. ed. rev. – Ijuí: Unijuí, 2005;
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Critica: primeiras aproximações. 11ª ed.rev. – Campinas, SP. Autores Associados, 2013;
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. – 42 ed. – Campinas. SP: Autores Associados, 2012;
SOARES, Carmem Lúcia. et al. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 2012;
UFSM. Regimento interno do Centro de Educação Física e Desportos. Santa Maria, maio de 1990. Disponível em: http://w3.ufsm.br/cefd/images/Regimento_Interno_do_CEFD.pdf. Acesso em 17/03/17;
ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. Porto alegre: Artmed, 1998;