A construção do conhecimento aplicado à gestão do esporte

Parte de Gestão do conhecimento no esporte: investigação e boas práticas para excelência na gestão do esporte . páginas 55 - 74

Resumo

Na literatura científica um dos conceitos e teorias para a construção do conhecimento mais aceitos é o de Nonaka e Takeuchi (1997). Segundo os estudiosos japoneses, a construção do conhecimento é “um processo humano dinâmico que tenta justificar a crença pessoal com relação à verdade”. Esse conceito oriental se contrapõe à crença ocidental, que percebe o conhecimento enfatizando sua natureza absoluta, estática e não humana (Alvarenga Neto, 2005). Ainda nesse sentido, Nonaka e Takeuchi (1997) afirmam que a construção do conhecimento “deve ser entendida como um processo que amplia organizacionalmente o conhecimento criado pelos indivíduos, cristalizando-o como parte da rede de conhecimentos da organização ou de um conjunto de organizações”, como é o caso do sistema esportivo e das organizações que o compõe. Contudo, o que isso quer dizer na prática? E no campo esportivo e da gestão do esporte, como o processo de construção do conhecimento ocorre, então? Para que se possa entender melhor essa construção, é necessário relembrar dois conceitos que esses autores (Nonaka; Takeuchi, 1997) consideram como essenciais no processo de construção do conhecimento: i) o conhecimento tácito; e ii) o conhecimento explícito.