Resumo

Introdução: De acordo com a literatura, o ensino do esporte junto às aulas de Educação Física na escola ainda está circunscrito por inúmeros dilemas. Um deles está relacionado ao não reconhecimento de que o conteúdo esportivo envolve a vivência nas aulas e também o desenvolvimento de um conhecimento conceitual, vinculado à dimensão técnico tática do esporte. Objetivo: Nosso objetivo foi analisar a construção do conhecimento conceitual técnico tático do jogo de handebol quando o aluno observa o jogo (de seus colegas de sala e de vídeos) nas aulas de Educação Física. Metodologia: Investigação qualitativa orientada pela pesquisa-ação, demarcando uma intervenção com duração de 20 aulas e a utilização das seguintes técnicas de coletas: observação das aulas; escritos dos alunos sobre as aulas; entrevista com os discentes. Participaram do estudo 30 alunos de uma turma de 6º. ano de uma escola estadual de uma cidade do interior de São Paulo. Resultados: Como resultado preliminar é possível identificar a evolução do conhecimento relacionado ao handebol demonstrado pelos alunos, tanto para as questões conceituais técnico táticas quanto para a ação motriz. Isto porque no inicio da pesquisa eram poucos os alunos (30%) que tinham algum conhecimento acerca deste esporte e ao final da coleta de dados 92% dos alunos demonstraram um nível de conhecimento declarativo revelador da apropriação dos saberes da modalidade. Na realização da ação motriz foi possível identificar que ocorreram mudanças no comportamento dos alunos, sendo elas identificadas por um jogo mais organizado e a análise da situação de jogo antes de realizar o passe ou o arremesso. Conclusões: Concluímos até o momento, que a utilização do conhecimento declarativo como estratégia (o aluno fala, escreve e demonstra) é capaz de desenvolver um melhor entendimento do funcionamento do jogo, influenciando assim na observação, na análise e nas ações durante o jogo.

Acessar