Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar a estruturação do espaço de representação do futebol em Curitiba, através das territorialidades construídas pelos atores sócio-espaciais do futebol, que se apropriam de elementos simbólicos. Propõe-se um diálogo entre a abordagem cultural em geografia, a teoria das representações sociais de MOSCOVICI (2003) e as formulações sobre o espaço de representação de LEFÉBVRE (1991), SOJA (1996) e GIL FILHO (2002 e 2003). Foi a partir de uma leitura das idéias destes autores que se formulou o conceito de espaço de representação do futebol, composto por diversos elementos, que se dividem em categorias centrais (fato futebolístico, prática social do futebol e poder), categorias de mediação (símbolo, mito moderno, discurso, identidade futebolística) e reinos (política institucional, ethos futebolístico e paixão/afetividade). Este conceito possibilita apreender o futebol não apenas como esporte, mas também como uma manifestação sócio-espacial e cultural. O futebol está presente de forma significativa no cotidiano dos brasileiros, paranaenses e curitibanos. Desta maneira, ele promove relações entre atores sócio-espaciais, dentro desta instância da espacialidade. Estes foram divididos, de acordo com a classificação de TOLEDO (2002), em profissionais, torcedores e especialistas. Os diferentes atores sócio-espaciais se apropriam dos elementos simbólicos do espaço de representação do futebol e formulam representações sociais. Eles se relacionam através de instituições. Os clubes são as instituições básicas do futebol brasileiro, pois são a partir deles que os atores sócioespaciais se relacionam. Os clubes se articulam com outras instituições (futebolísticas, públicas, empresas e outros clubes). Foram apresentados os diferentes elementos do espaço de representação do futebol em diversas escalas, partindo-se do Brasil até se chegar no Paraná e, especificamente, em Curitiba. A rede sócio-espacial do Coritiba Foot Ball Club, traçada a partir de entrevistas com atores sócio-espaciais do clube, demonstra a complexidade de relações dentro do espaço de representação do futebol de Curitiba-PR e que este está intimamente ligado com outros espaços representações do futebol, tais como o paranaense e o brasileiro. Os outros clubes da cidade – Clube Atlético Paranaense e Paraná Clube – também foram abordados, pois participam de maneira significativa da rede sócioespacial do Coritiba e na construção do espaço de representação do futebol em Curitiba