Resumo

Introdução: O que se buscou com este trabalho foi entender a importância do ídolo em si, qual o papel psicológico desse ícone para o seu torcedor e o seu clube, e compreender a importância da construção de um ídolo e de sua imagem, principalmente em tempos de ultraconexão, internet de alta velocidade, smartphones e mídias sociais e, por fim, buscar entender como Zico conseguiu se transformar em um ídolo dessa grandeza em tempos em que não havia todos os recursos hoje existentes, além de estudar a relevância do marketing esportivo, do marketing digital e da presença online de jogadores e clubes de futebol nos tempos atuais. Objetivo: Este trabalho de conclusão de curso em Publicidade e Propaganda tem como propósito compreender a importância psicológica do ídolo para as pessoas e estudar a relevância do marketing esportivo e do marketing digital para o ídolo e para o clube de futebol que ele representa. Metodologia: O desenvolvimento do presente trabalho se deu por meio de pesquisas bibliográfica e documental. Resultados e Discussão: Compreende-se que o ídolo está presente no imaginário humano desde civilizações muito antigas, e que ele significa uma referência do que se quer ser, além de representar um caráter divino latente em todos. Para construir o ídolo é necessário que haja planejamento de carreira e estratégias, administradas e pensadas por profissionais capacitados. A conduta do atleta tem de ser irretocável, a disciplina é obrigatória e o contexto social no qual ele está inserido faz grande diferença. Nos dias de hoje, o marketing esportivo é um dos principais canais para que se alcance sucesso no mundo da bola, tanto para jogadores, quanto equipes. Ele tem sido responsável por alavancar as cifras no futebol. E, por fim, diante do cenário atual, o marketing digital ganhou o centro dos holofotes na comunicação de marcas esportivas e no retorno financeiro que assim elas conseguem. O futebol profissional, os grandes ídolos e os times já não podem mais estar fora do mundo online.