A Construção do Lazer nas Aulas de Hidroginástica com Alunos da Terceira Idade do Sesi Belém
Por Cileide Tavares Borges (Autor).
Resumo
O referido estudo tem por finalidade analisar a construção do lazer na vida dos alunos da terceira idade praticantes da modalidade Hidroginástica do Centro de Atividades Físicas do SESI – Belém. Este estudo parte do pressuposto que a construção do lazer na vida das pessoas significa valorizá-lo como tempo precioso para as vivências individuais e/ou coletivas, visto que, as mudanças atuais no comportamento social das mesmas é intenso, e por isso, além de se exercitarem, elas desejam, cada vez mais, “verem e serem vistas”, o que caminha juntamente com a compreensão que ter Lazer é um dos sonhos mais acalentados dos seres humanos (Godbey, 1990). Além disso, a Hidroginástica vem sendo intensificada nos últimos anos, em decorrência de uma série de divulgações na mídia, explicitadas principalmente pelo discurso oficial da prática de exercícios físicos para a busca da qualidade de vida, o que justifica este estudo como conhecimento histórico dos dias atuais. Sendo que para esta investigação foi utilizada a metodologia de coleta de dados com a aplicação de um questionário com 16 questões sobre as opiniões dos alunos frente aos processos de auto-estima, criatividade, cooperação e humanização. Sendo que a amostra é constituída por 16 indivíduos de ambos os sexos na faixa etária de 52 e 82 anos, com bom índice de freqüência nas aulas de Hidroginástica que estão sendo desenvolvidas em três sessões semanais no período de junho a outubro de 2008. As conclusões preliminares e momentaneamente apontam que as atividades físicas, no caso da Hidroginástica, contribuem efetivamente para a construção do Lazer, pois, o ambiente do exercício físico (“ambiente de Trabalho”) passa a ser potencializado para o prazer quando incluem os processos tais quais os supracitados. Nesse contexto, há uma ampliação das relações humanas, principalmente, para as pessoas idosas e, simultaneamente, estimula a adesão, aderência e fidelização dos mesmos, portanto, as concepções iniciais revelam que o efeito condicionante das possibilidades do Lazer cria meios para que a dimensão da vida humana seja alargado dentro de um repertório de opções de experiências.