Resumo

Objetivo do estudo: Entender o papel da imprensa especializada no desenvolvimento do turismo, particularmente quanto à emergência do rodoviarismo no início do século XX no estado de São Paulo.
Metodologia/abordagem: Investigação iconográfica, composta por análise iconográfica e interpretação iconológica (Kossoy, 2009) de imagens e textos sobre turismo, e de seu contexto, presentes na revista “A Estrada de Rodagem” (1922-1923), órgão de propaganda da Associação de Estradas de Rodagem (AER). Para embasar a interpretação iconológica, foram utilizados conceitos quanto à construção do olhar do turista (Urry & Larsen, 2011), especialmente às viagens imaginativas. Também estão presentes os referenciais que ajudam a conhecer o contexto de construção de estradas do início do século XX, período que propiciou a criação da Revista.
Originalidade/Relevância: A análise de imagens da imprensa com a metodologia de Kossoy (2009) é inédita nos estudos relativos à história do turismo. Compreender o papel do turismo no processo mostra sua relevância na própria criação e consolidação de culturas rodoviárias emergentes, que, como o estudo mostra, tiveram nas narrativas (proto)turísticas parte de seu argumento.
Principais resultados: Identificaram-se aspectos que, de alguma forma, ajudaram a difundir as viagens em automóvel pelas estradas paulistas recém-construídas, ao mesmo tempo que o turismo – ainda incipiente – era apontado como prática social e estratégia de comunicação.
Contribuições teóricas/metodológicas: O estudo aborda o conceito de viagens imaginativas aliado a uma metodologia de análise de fotografia na imprensa da década de 1920. Traz à discussão as mobilidades como categoria de análise complexa, em associação com estudos de comunicação.

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