A Construção do Saber de Professores Universitários do Campo do Lazer
Por Adriano Gonçalves da Silva (Autor), Hélder Ferreira Isayama (Autor).
Em Revista Educação e Cultura Contemporânea v. 12, n 29, 2015. Da página 213 a 240
Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar como se constituiu a construção do saber docente de professores universitários do campo do Lazer. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou a combinação de dois procedimentos metodológicos, pesquisa bibliográfica e de campo. O discurso dos professores sobre os saberes pedagógicos revela a carência na formação pedagógica do professor universitário. Apesar da diversidade de conteúdos das disciplinas apresentadas, elas se referem a saberes que colaboram na compreensão do campo do Lazer e dos objetos de pesquisa dos professores, assim como na metodologia da pesquisa científica. O currículo das universidades, enquanto artefato cultural que produz modos de subjetivação e é permeado por relações de poder-saber, tem de forma geral destaque para a pesquisa. As experiências que marcaram a construção de saberes dos professores se diversificam e são encontradas em diferentes ambientes e fases da vida, dizem respeito a vivências positivas, bem como a angústias e barreiras encontradas no percurso dos professores. Todos parecem mobilizar saberes a partir de suas vivências pessoais de Lazer. Este trabalho fez algumas provocações que convidam a pensar a formação profissional em lazer: a formação pedagógica, o currículo, as disciplinas e as experiências; abrindo para a possibilidade de construção de discursos alternativos, outros lazeres e outros saberes