A Construção do Saber Ensinar Caratê nas Aulas de Educação Física: Enfrentamentos e Possibilidades na Prática Pedagógica da EMEF Centro de Jacaraípe, Serra - ES
Por Yuri Márcio e Silva Lopes (Autor), Aline de Oliveira Vieira (Autor).
Em Cadernos de Formação RBCE v. 1, n 1, 2009. Da página 100 a 110
Resumo
Este estudo pretendeu enfocar a maneira peculiar e contextual de como a construção dos saberes docentes de professores de Educação Física é mobilizada para ensinar o caratê na escola. Os professores questionam sobre a possibilidade de ensinar o caratê e os valores orientadores a serem mobilizados. Assumindo os pressupostos de professor-pesquisador e valendo-se da etnografi a como método, foi realizado um estudo descritivo sobre os saberes profi ssionais e didático-pedagógicos desenvolvidos nas aulas de Educação Física. Esse estudo levou-nos a entender que a valorização profi ssional da Educação Física deve passar por uma introspecção e partilha de saberes.