A Construção do Saber Ser na Formação do Educador Que Atua no Lazer: Um Desafio Possível
Por Sávia Mª da Paz O. Lucena (Autor), Tereza Luiza de França (Autor), Katia Brandão Cavalcanti (Autor).
Resumo
O presente estudo de cunho filosófico tem como objetivo discutir a construção do saber ser no processo de formação e de intervenção do educador que atua no campo do lazer, reconhecendo que embora existam diferentes formas da abordar a questão da formação do educador, torna-se importante considerarmos no seu desenvolvimento profissional, o crescimento pessoal desse indivíduo como extremamente importante para seu processo de formação. Conseqüentemente, sua intervenção, é influenciada por saberes construídos a partir do contexto histórico e social, podendo ser através do desenvolvimento do saber ser, que ele possa ser capaz de reconhecer no lazer um momento ímpar na vida, tornando sua ação educativa mais sensível e mais humana, através da contextualização, concretização e reavaliação do papel da sensibilidade, da intuição, da imaginação e do corpo. Para tanto, é através de uma formação profissional que valorize a pluralidade dos saberes e das experiências de aprendizagem, dando a cada um o seu papel de destaque, que o educador que atua no lazer poderá ser capaz de lidar com a diversidade cultural tão presente nos dias atuais, e ainda ser capaz de trabalhar a heterogeneidade cotidiana para a formação e desenvolvimento humano.