A construção e aplicação de um documento organizacional de uma escola de futebol
Por Matheus Grandim de Almeida (Autor).
Em IV Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte - CIPE
Resumo
As escolas de futebol são instituições de ensino fundamentais no processo de iniciação esportiva de crianças e jovens no futebol. Portanto, neste relato de experiência, descrevo o projeto de coordenação metodológica que há 4 meses aplico em uma escola de futebol de um clube de Segunda divisão nacional com crianças de 05 a 11 anos de idade. Todo o processo é sustentado nos meus estudos sobre Currículo de Formação no Futebol, que realizo em meu Mestrado na Faculdade de Educação Física da Unicamp. Objetivo: Construir um documento organizacional e implantar processos visando qualificar a organização operacional das aulas da escola. Desenvolvimento: Após 5 reuniões com a direção da escola, foi construído um Documento Organizacional, organizando toda a estrutura operacional da escola, filosofia de ensino, vivência, aprendizagem e treinamento, e a metodologia com a definição de suas bases epistemológicas. Além disso, foi implantado um sistema de Diário de Aulas com a equipe de professores, com controle qualitativo e quantitativo rigoroso das características das atividades e seus objetivos por semana. São realizadas reuniões técnicas constantes, visando aprimoramento frequente dos detalhes do processo de ensino. Em pouco tempo os resultados são interessantes, desde uma evolução na organização das aulas, até uma maior reflexão dos professores sobre as aulas que ministram, culminando em uma percepção positiva dos responsáveis das crianças aos ajustes no processo, por meio de feedbacks dos próprios clientes. Sugestões: Os próximos passos são: Desenvolver um gradativo consenso epistemológico para, aos poucos, uma melhor abrangência de conteúdos nas aulas, além do desenvolvimento de um sistema de avaliação dos alunos.