Resumo

O estudo analisa o desenvolvimento de propostas sobre o ensino da Dança nas décadas de 1930 e 1940 a partir da circulação desse saber na imprensa periódica da Educação Física. Visa, portanto, contribuir com a História da Dança como objeto de ensino da Educação Física e para as demais áreas com as quais ela interage, uma vez que, como já foi diagnosticado por Muglia-Rodrigues e Correia (2013) e Brasileiro, Souza e Fragoso (2015) existe uma lacuna sobre a própria história deste conteúdo como campo de conhecimento Para dar a ver o que estava sendo discutido sobre a dança, utilizamos as primeiras revistas de Educação Física que foram criadas no Brasil. São elas: a Revista de Educação Física (do Exército) (REFE) (1932-2022); Educação Physica (EPHy) (1932-1945); assim como a Revista Brasileira de Educação Física (RBEF) (1944-1952); e Arquivos da Escola Nacional de Educação Física e Desportos (AENEFD) (1945-1966). Metodologicamente, trabalhamos com a crítica documental (BLOCH, 2001 e CHARTIER, 1990) e o paradigma indiciário (GINZBURG, 1989), além de tomarmos como base os conceitos de práticas de consumo e apropriação, tática e estratégia (CERTEAU, 1994) para identificar os sentidos e os significados propostos pelos autores e editores da imprensa periódica da Educação Física sobre a temática Dança. Assim, por meio da imprensa periódica, procuramos compreender as representações que esses sujeitos possuíam acerca dessa prática, as quais procuravam divulgar para a sociedade daquele período.

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