A Construção e (des)construção da Identidade da Seleção Brasileira
Por Christiane Bara Paschoalino (Autor).
Em XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom
Resumo
O objetivo deste estudo é investigar a inquietação manifestada pela mídia em relação ao interesse do torcedor sobre a Seleção Brasileira onde o discurso da perda da identidade é recorrente e justificado pela prevalência dos interesses do marketing no cenário esportivo. Além de resgatar o histórico da Seleção Brasileira como identidade nacional, o trabalho buscará evidências que comprovem a hipótese de descontrução dessa identidade. A pesquisa será estruturada em três etapas: a) análise das respostas de um questionário aplicado a uma amostra de 46 torcedores; b) comparação dos resultados obtidos com índices de audiência do IBOPE e c) análise da narrativa de dois cronistas esportivos. O recorte temporal desta investigação será de 23 de maio a 6 de junho, período que coincide com a participação da Seleção Brasileira nos três jogos amistosos escolhidos para análise.