Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar a prática do jogo de regras nas aulas de Educação Física das primeiras e segundas séries do primeiro grau e suas implicações no desenvolvimento moral, social e cognitivo da criança. Para isto, optou-se pela perspectiva teórica da Psicologia Genética e pelo método piagentiano de investigação. A pesquisa, realizada em duas escolas da rede pública estadual e municipal de Campinas e junto a quatro classes do Programa de Integração e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (PRODECAD/UNICAMP), consistiu na observação de 17 sessões de Educação Física, ministradas por professores habilitados, envolvendo 135 crianças, no total, e na realização de 17 entrevistas individuais com crianças da primeira e segunda séries do primeiro grau. A análise das observações e entrevistas revela situações distintas na pratica do jogo de regras na escola, diferenciando-se o jogo proposto e dirigido pelo professor do jogo realizado espontaneamente pelas crianças. O resultado da análise das relações sociais presentes nas suas situações, tendendo entre as formas opostas da coação e respeito unilateral, e da cooperação e respeito mútuo, indica a influência destas relações no desenvolvimento moral e intelectual dos sujeitos. O estudo e pesquisa do jogo de regras infantil permitiam considerar algumas questões pedagógicas no âmbito da Educação Física Escol.ar, fornecendo elementos indicados da adequação e relevância da proposta construtivista para a atuação do professor nas séries iniciais

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