A Construção Tática no Voleibol: Ensino Pela Compreensão
Por Leopoldo Katsuki Hirama (Autor), Cássia dos Santos Joaquim (Autor), José Arlen Beltrão de Matos (Autor), Paulo César Montagner (Autor).
Em Conexões v. 13, n 4, 2015. 12 Páginas. Da página 165 a 177
Resumo
O voleibol é muito conhecido e praticado no Brasil. No entanto sua iniciação enfrenta problemas diante de sua própria dinâmica, realizada através de rebatidas na bola, ao contrário da maioria dos esportes coletivos. Tradicionalmente se busca resolver tal dificuldade através do ensino das técnicas básicas, estimulando o domínio da bola, para posteriormente propor a aprendizagem de suas táticas. Este estudo apresenta uma proposta aplicada em duas instituições com jovens iniciantes no voleibol estimulando seu ensino com ênfase em situações táticas. Os resultados demonstraram que a compreensão da dinâmica do jogo e a resolução dos problemas oriundos destas situações provocaram o entendimento e versatilidade das diferentes funções na modalidade e a importância do domínio técnico.
Referências:
LAMARTINE, C. (Org.). Atlas do esporte no Brasil. Rio de Janeiro: Shape, 2005.
MARCHI JUNIOR, W. “Sacando” o voleibol. São Paulo: Hucitec: Ed. da Unijuí, 2004.
BIZZOCCHI, C. O voleibol de alto rendimento: da iniciação à competição. Barueri: Manole, 2008.
REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J. Pedagogia do esporte: jogos coletivos de invasão. São Paulo: Phorte, 2009.
GRECO, P. J. Iniciação esportiva universal. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 1998.
KROGER, C.; ROTH, K. Escola da bola: um abc para iniciantes nos jogos esportivos. São Paulo: Phorte, 2002.
OSLIN, J. L. Tactical approaches to teaching games: "are. Journal of Physical Education, Recreation & Dance, Reston, v. 67, n. 1, p. 27, jan. 1996.
SOUZA, A. J. É jogando que se aprende: o caso do voleibol. In: NISTA-PICOLLO, V. L. (Org.). Pedagogia dos esportes. Campinas: Papirus, 1999.
GRIFFIN, L. L.; MITCHELL, S. A.; OSLIN, J. L. Teaching sports concepts and skills: a tactical games approach. Champaign: Human Kinects, 1997.
GRAÇA, A.; OLIVEIRA, J. (Org.). O ensino dos jogos desportivos. 2. ed. Porto: Faculdade de ciências do desporte e de educação física. Centro de estudos dos jogos desportivos, 1995.
HIRAMA, L. K. et al. Propostas interacionistas em pedagogia do esporte: aproximações e características. Conexões, Campinas, v. 12, n. 4, p. 51-68, out./dez. 2014.