A Construção e Validação de Um Módulo de Ensino de Basquetebol Num Ambiente Multimedia Interactivo
Por Ronaldo Nascimento (Autor), Hermínio Barreto (Autor), José Diniz (Autor), François Marchessou (Autor).
Em VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
A utilização do computador como meio de ensino à distância na educação física é, ao contrário daquilo que acontece noutras áreas, um recurso recente e com escassa utilização. Estamos convictos que, na área do Ensino da Educação Física e Desportos, a utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) se desenvolverá principalmente como forma de optimização e não de substituição do ensino tradicional, correspondendo à necessidade de diversificação de estratégias de ensino face à crescente heterogeneidade dos estudantes. Foi nesta perspectiva que devolvemos um módulo de ensino do basquetebol em suporte multimédia interactivo dirigido a alunos de um curso superior em Educacação Física e Desporto Escolar. Na sua construção e validação por peritagem esteve envolvida uma equipa multidisciplinar onde participaram especialistas em: Basquetebol, Currículo, Informática, Multimédia e Ensino à Distância. O desenvolvimento do módulo baseou-se num software de autoria - Winscope - que permite a perfeita integração de seqüências de video, fotografias, textos e outros meios gráficos. O software desenvolvido permite a monitorização de toda a actividade de aprendizagem realizada pelos estudantes, sendo possível, entre outros dados, que serão apresentados, registara duração do acesso ao módulo, o percurso utilizado no acesso, o êxito alcançado nas diferentes questões colocadas e o recurso aos dispositivos de "ajuda". Na comunicação realizaremos uma apresentação do módulo de ensino que pode ser disponibilizado aos estudantes quer em CD-ROM, quer em rede local, quer através da Internet, bem como dos princípios que estiveram subjacentes à sua construção e ainda os dados da sua validação.