Resumo

Introdução: A educação é um direito de todos, em que a escola e seus professores disseminarão conhecimentos historicamente construídos, criando as condições que incluam seus estudantes com deficiência nas mais diversas situações de aprendizagem, a exemplo dos esportes coletivos, mediados por recursos diversos como livros paradidáticos, os quais melhor contextualizam situações à aprendizagem do leitor. Objetivo: O objetivo foi compreender as contribuições de livros paradidáticos à inclusão escolar e esportiva de estudantes com e sem deficiência sobre os esportes coletivos na vivência prática do voleibol sentado. Método: A pesquisa é participante e observacional em que se analisou a vivência de um esporte coletivo “voleibol sentado” com participação de estudantes com deficiência física, mediado pela leitura e discussão de um livro paradidático
que contextualizava situação semelhante. Constata-se que a leitura prévia e a discussão sobre o enredo trabalhado no livro paradidático colaboraram com as situações do jogo, auxiliando os estudantes na retomada de regras do voleibol sentado durante a atividade prática. As situações de jogo também ensinaram a aplicação das regras da modalidade, além de exercitar o lado cidadão da inclusão escolar e esportiva. Resultados: Nossas análises confirmam a eficácia do recurso à aplicação dos saberes de forma contextualizada, contribuindo com a melhor apropriação de regras e situações reais de jogo que vivenciaram posteriormente na atividade esportiva. Conclusão: Confirma-se que a leitura prévia do livro e a vivência prática contribuíram com o aprendizado sobre o esporte coletivo e a inclusão, afirmando que o recurso foi significativo ao processo de aprendizagem de regras e da contextualização para situações reais que os estudantes vivenciaram na prática.

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