A Contribuição da Educação Física na área da Deficiência Visual
Por Gisele Maria Rodrigues Machado (Autor), Rosane Voigt Borchhardt (Autor), Renato Siqueira Rochelort (Autor).
Em IX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE
Resumo
O presente estudo tem como objetivo identificar o relacionamento do estudo da Educação Física e sua real contribuição para o portador de deficiência visual, fazendo assim uma análise crítico-social, descrevendo e opinando sobre a realidade encontrada e o papel deste profissional nesta área. A população deste estudo é composta por crianças portadoras de deficiência visual total ou parcial, que participam do atendimento em estimulação precoce da Escola Especial Luis Braille, onde a idade é bastante heterogênea variando de 03 a 10 anos. Nosso trabalho começou com o intuito de amenizar as dificuldades como ação, criação e expressão constatadas na realidade de cada aluno, buscando propiciar a estes a construção da existência do seu "eu" corporal, do outro, do objeto, da afetividade, do brinquedo, da expressão e da socialização, ou seja, desenvolver suas potencialidades para que possam interagir com o meio de forma prazerosa, significativa e segura. Realizamos observações de campo com o objetivo de nos auto-familiarizar com o novo ambiente, passando em seguida a desenvolver nosso trabalho que se deu basicamente através do vínculo afetivo criado entre professor e aluno, como também por meio das rotinas de atividades propostas pelos mesmos, onde o professor de maneira mediadora modificava a sua conduta, respeitando as características do aluno.