A Contribuição da Dança Para Alteração de Comportamento em Crianças Hiperativas
Por Lionela da Silva Corrêa (Autor), Kathya Augusta Thomé Lopes (Autor), Minerva Leopoldina de Castro Amorim (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
O objetivo desse estudo foi verificar a contribuição da dança como meio da Educação Física para a mudança de comportamento da criança com hiperatividade. A pesquisa foi realizada com alunos que apresentavam diagnostico de hiperatividade do PROAMDE. Para a coleta de dados foram utilizados: o Questionário de capacidades e dificuldades (SDQ), aplicado aos pais dos sujeitos no início e final da investigação; e as aulas de dança realizadas duas vezes por semana com 40 minutos, na qual foram filmadas e transcritas. Os dados foram analisados por meio da analise de conteúdo e estatística descritiva. Podemos inferir que a dança pode ser um instrumento utilizado no processo de desenvolvimento motor de crianças com hiperatividade, ao mesmo tempo em que pode contribuir para uma mudança de comportamento.