Resumo
Este trabalho investiga a contribuição das atividades psicomotoras para o desenvolvimento de crianças de quatro a seis anos em ensino préescolar da rede pública municipal de Teresina Piauí. Dentre as sete préescolas existentes no município no ano de 2003, nas quais estão matriculados 1. 443 alunos, uma foi sorteada de forma aleatória para estudo de caso. A escola contava com 223 crianças, tendo sido elas divididas em grupo Controle (gC, n=106) e grupo Experimental (gE, n=117). Partindo de um referencial teórico fundamentado em Wallon (1979), Leontiev (2001), Vygotsky (1994), Le Boulch (1987, 1990), Rosa Neto (2002), Fonseca (2004), dentre outros, foram construídos um teste psicomotor e dezesseis planos de aulas baseados em alguns princípios básicos da psicomotricidade. O teste foi aplicado em todas as crianças, como avaliação psicomotora inicial, enquanto os planos de aula subsidiaram a intervenção, com aplicação somente junto às crianças do gE, durante dois meses. Após esse período, os grupos foram reavaliados e novamente observadas sua corporeidade, lateralidade, espacialidade e temporalidade. Os resultados constataram que as atividades psicomotoras vivenciadas com as crianças do gE refletiram no desenvolvimento de sua personalidade, principalmente no conhecimento das partes de seu corpo, o que significa evolução da sua corporeidade. As crianças apresentaram ainda definição na dominância lateral dos seus membros superiores e inferiores, predominantemente para o lado direito. Com relação à definição da lateralidade ocular, demonstraram dominância do olho diretor, algumas para o lado esquerdo e outras para o direito, havendo, portanto, maior incidência de lateralização homogênea do que de cruzada. Com relação a espacialidade, as crianças revelaram um maior domínio sobre objetos circulantes e sobre seus próprios corpos, que sentem, pensam e agem. Quanto à temporalidade, observouse melhoria tanto do gE como do gC. Em relação a isso, acreditase que as atividades corporais vivenciadas no cotidiano pelas crianças do gC, no que se refere ao andar, correr, subir ou descer, influenciaram nos resultados obtidos nessa categoria. Por fim, concluise, os resultados dessa pesquisa mostraram uma melhor performance no desenvolvimento psicomotor das crianças do gE, após a aplicação das atividades psicomotoras fundamentadas substancialmente no movimento, no intelecto e na afetividade. Assim, recomendase este estudo como proposta para ser desenvolvida na escola durante todo o ano letivo, em todos os períodos da Educação Infantil.