A contribuição das práticas de ensino na construção do conhecimento didático de conteúdo dos futuros professores de educação física
Por Daniel Marcon (Autor), Amandio Braga dos Santos Graça (Autor), Juarez Vieira Nascimento (Autor), Valmor Ramos (Autor).
Resumo
Objetivo: o presente estudo examina como as práticas de ensino fomentam o conhecimento didático de conteúdo (PCK) nos futuros professores de Educação Física com diferentes níveis de formação. Métodos: foram realizados trabalhos em conjunto com quatro pares de futuros professores com diferentes níveis de formação em um programa de licenciatura em Educação Física. Foram recopilados dados com entrevistas e questionários durante três semestres acadêmicos. Os dados foram analisados qualitativamente em unidades de significado, codificadas por 4 componentes de conhecimento (conhecimento dos estudantes, conhecimento do conteúdo, conhecimento pedagógico, e conhecimento contextual). Resultados: os resultados indicaram que os participantes do estudo PCK delimitaram nos estudantes os componentes do conhecimento didático. Discussão/Conclusões: a comparação entre os componentes do conhecimento e entre os pares estabelecem que os participantes de PCK, principalmente, utilizaram os estudantes e os componentes do conteúdo de conhecimento; e que a pedagogia e o contexto dos componentes de conhecimento dos participantes do PCK foram menos desenvolvidos.