Resumo

Objetivo: o presente estudo examina como as práticas de ensino fomentam o conhecimento didático de conteúdo (PCK) nos futuros professores de Educação Física com diferentes níveis de formação.  Métodos:  foram realizados trabalhos em conjunto com quatro pares de futuros professores com diferentes níveis de formação em um programa de licenciatura em Educação Física.  Foram recopilados dados com entrevistas e questionários durante três semestres acadêmicos.  Os dados foram analisados qualitativamente em unidades de significado, codificadas por 4 componentes de conhecimento (conhecimento dos estudantes, conhecimento do conteúdo, conhecimento pedagógico, e conhecimento contextual).  Resultados: os resultados indicaram que os participantes do estudo PCK delimitaram nos estudantes os componentes do conhecimento didático.  Discussão/Conclusões: a comparação entre os componentes do conhecimento e entre os pares estabelecem que os participantes de PCK, principalmente, utilizaram os estudantes e os componentes do conteúdo de conhecimento; e que a pedagogia e o contexto dos componentes de conhecimento dos participantes do PCK foram menos desenvolvidos.

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