Resumo


O presente artigo vem apresentar de que forma as tecnologias podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Educação Física. Tendo como objetivo geral, analisar e verificar a contribuição das tecnologias perante às aulas de Educação Física; e tendo como objetivos específicos, verificar a opinião dos docentes sobre a importância das tecnologias em suas aulas; identificar quais as ferramentas tecnológicas mais utilizadas nas aulas; analisar como utilizar os recursos tecnológicos nos processos de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada foi a descritiva e como instrumento de pesquisa utilizou-se um questionário contendo perguntas abertas e fechadas. Foram aplicados questionários para 40 docentes da área de Educação Física. Os resultados demonstram que 90% dos professores são à favor das tecnologias nas aulas. Já 25% afirmaram fazer uso de mais de três ferramentas tecnológicas durante suas aulas, seja o computador, Data show, internet, celulares, etc. A maioria (32,5%) disseram que estes novos métodos pedagógicos proporcionam um melhor aprendizado para os alunos, e 45% do pesquisados utilizam estes recursos pedagógicos abaixo de três vezes na semana. Com esse estudo, conclui-se as tecnologias digitais podem ser consideradas um dos recursos possíveis para o desenvolvimento dessa nova metodologia educacional, transformadora e atual.
 

Acessar