Resumo

O objetivo deste estudo foi relatar sobre de que maneira vem sendo a prática dos professores de Educação Física Escolar em uma escola pública no município de Antônio João –MS, sob a orientação da Disciplina de Estágio Supervisionado IVdas Faculdades Magsul (FAMAG) e suas contribuições para a formação dos acadêmicos. A metodologia utilizada foi por meio de observações realizadas durante as aulas dos professores de Educação Físicadesta escola e pesquisas bibliográficas nosdocumentos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Parâmetros Curriculares Nacionais, para que assim pudéssemos acompanhar e verificar o trabalho desenvolvido pelosprofessoresda escola investigadade acordo com o que propõem estasnormatizações pedagógicas. Concluímos que,as observações dos acadêmicos durante as aulas de Educação Física torna-se um momento de aprendizagem e desenvolvimento profissional, conhecendo e aprendendo sobre a realidade escolar e de que maneira é a sua dinâmica no cotidiano, oferecendo-nosa oportunidade de interligarmos tudo o que aprendemoseestudamos durante agraduação. Portanto, foi notável que os professores se orientem pela Lei, Parâmetros e as demais que regem a Educação Física Escolar, envolvendo os alunos na cultura corporal do movimento, não se limitando somente a uma prática, mas desenvolvendo em suas aulas todos os blocos de conteúdosda Educação Física. Logo, é preciso que os professores analisem e reflitam sobre o ensino e aprendizagem dos alunos diante desuaspráticaspedagógicas, dando sentido e significado às suas aulas, construindo um ambiente de aprendizagem significativa, auxiliandoos alunos arefletirem sobre a importância deste componente curricular no ambienteescolar.

Acessar