Resumo

O presente estudo está relacionado à preocupação com os objetivos buscados pela Educação Física nas escolas da rede oficial do estado de São Paulo, convidando a uma reflexão acerca dos pontos positivos ou negativos que essa possa estar proporcionando aos que dela participam, colocando em questão o fazer pedagógico da Educação Física escolar. Através de pesquisa bibliográfica e documental analisa os caminhos que esse componente curricular vem traçando junto ao processo educativo. A partir da análise de obras de diversos autores da Educação e da Educação Física, chegamos a uma concepção de educação aqui denominada de humanizadora, uma Educação Física voltada às necessidades de crescimento interior do homem, desenvolvendo nele o caráter crítico e criativo, necessários para a construção de uma sociedade mais humana, formada por homens conhecedores de si e de suas potencialidades de transformação social e superação individual. Um processo humanizador está diretamente relacionado à corporeidade humana, uma vez que o corpo e suas formas de expressar-se ou reprimir-se é a principal forma de comunicação do homem com a sociedade. Esse fato justifica a preocupação com um componente curricular que tem o corpo e o movimento humano como objetos de estudo e o encaminhamento que o mesmo tem dado à essas questões. Foi observado que tanto os autores analisados através de suas obras, quanto o documento oficial utilizado na análise documental, defendem uma Educação Física de caráter humanizador, no entanto, denunciam dificuldades para sua efetivação. Os processos de desumanização presentes na sociedade, o ranço de biologização e esportivização da Educação Física, alguns aspectos relativos à formação profissional e o pouco valor atribuído aos componentes lúdicos da cultura, contribuem para a dificuldade de se atingir a Educação Física de caráter humanizador. Portanto, através da valorização do lúdico nas aulas, acompanhada de uma mudança de postura por parte dos docentes da área, respeitando os limites e possibilidades do educando e valorizando sua expressão criativa, poderemos atingir uma educação de caráter humanizador 

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