A contribuição histórica do gtt 6 para a produção e socialização do conhecimento na educação física no Brasil
Por Maria da Conceição Santos Costa (Autor), Cássia Hack (Autor), Márcia Morschbacher (Autor).
Parte de 25 anos dos GTTS do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte: trajetórias e perspectivas . páginas 87 - 96
Resumo
Este texto apresenta reflexões sobre a contribuição histórica do Grupo de Trabalho Temático (GTT) Formação Profissional e Mundo do Trabalho para a produção e socialização do conhecimento para a classe trabalhadora no campo da Educação Física e Ciências do Esporte no âmbito do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). O referido GTT vem ao longo de sua organização, com a criação em 1997 (SOARES, 2020), mobilizando pesquisadores e pesquisadoras, professores e professoras, estudantes em torno da produção do conhecimento e sua socialização, bem como organização de eventos científicos acerca do campo da formação profissional e mundo do trabalho, emergindo questões atualizadas, que regulam e impactam o campo do trabalho docente em Educação Física, quer seja escolar ou não escolar, tais como Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Programa Residência Pedagógica (PRP), Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Regulamentação da Profissão em Educação Física, Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Física (DCNs-EF), dentre outros temas necessários e urgentes que impactam a vida de trabalhadores e trabalhadoras da Educação Física no Brasil. Em sua trajetória histórica, Nozaki (2020, p. 81) salienta que, desde a criação do GTT, os temas emergentes confluentes de diversas subáreas foram: “[...] currículo, a didática, o trabalho docente, o trabalho pedagógico, processos de ensino e aprendizagem, a regulamentação da profissão, entre outros”. Temas estes que contribuem para a consolidação do GTT como polo aglutinador de discussão, reflexão, produção e socialização do conhecimento para a comunidade acadêmica da Educação Física e Ciências do Esporte no país