Resumo

INTRODUÇÃO 

O presente estudo surge da investigação realizada no programa de Residência Pedagógica vinculada ao Curso de Licenciatura em Educação Física, Campus de Tucuruí da Universidade do Estado do Pará, no subprojeto Práticas Pedagógicas da Educação Física: para além da pedagogia do tomar bola. No entanto, o estudo delimita-se a produção do conhecimento sobre a contribuição teórica de João Batista Freire. O presente trabalho objetiva analisar as contribuições teóricas realizadas por João Batista Freire ao campo da Educação Física brasileira, a partir dos seguintes indicadores: Produção em livros; em artigos de periódicos; produção em teses e dissertações orientadas. A busca foi realizada a partir dos seguintes descritores: Educação de corpo inteiro, educação como prática corporal, Oficina do Jogo, João Batista Freire. Para tanto, esta pesquisa trata-se de um estudo bibliográfico de cunho qualitativo e se materializa a partir dos seguintes passos metodológicos: Levantamento da vida e obra de João Batista Freire da Silva a partir da leitura obtida do sítio do CNPq; Levantamento da produção científica do autor no campo da Educação Física Brasileira; catalogação e análise dos textos.

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