Resumo

A dança em termos de desenvolvimento motor é um importante atributo para promover a melhoria e o aperfeiçoamento das qualidades físicas do ser humano como a agilidade, coordenação, equilíbrio, flexibilidade, força, resistência, ritmo e velocidade (GARCIA e HAAS, 2003). O ballet como componente da cultura corporal estimula o desenvolvimento do repertório motor e da coordenação motora, na medida em que os movimentos são complexos e requerem organização, noção espacial e temporal. O objetivo do presente estudo foi verificar o nível de coordenação motora em meninas praticantes de ballet clássico. Participaram do trabalho 22 meninas praticantes de ballet em uma escola da cidade de Caxias do Sul/RS. O trabalho caracterizou-se como uma pesquisa transversal, quantitativa e descritiva. O instrumento utilizado parara a coleta dos dados foi o teste de coordenação KTK (Körperkoordinationstest Für Kinder). As tarefas realizadas foram: deslocamento na trave de equilíbrio, saltos monopedais, saltos laterais e transferência sobre plataformas. Os resultados apontaram que 12 meninas com idades entre 8 a 9 anos, 83,3% ficaram com a classificação de coordenação normal e 16,6% com coordenação boa. Já as meninas com idades entre 10 e 12 anos totalizando 10 meninas, 10% se classificaram com perturbação na coordenação e 90% com coordenação normal. O teste T de Student apontou que houve diferença significativa quando comparados os valores dos Quocientes Motores (QM) entre as idades, num nível de p=0,023. Concluímos que a prática do ballet clássico parece colaborar para a melhora dos níveis de coordenação motora dos praticantes, principalmente entre os mais jovens. Porém, é importante a realização de outros estudos com mais profundidade nesta área.

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