A copa do mundo feminina de futebol como estratégia para a aprendizagem sobre as relações de gênero no esporte e na sociedade.
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de relatar uma experiência desenvolvida no mês de maio e junho de 2019, na escola pública municipal de São Paulo, Comandante Garcia Davila, com os alunos dos 6ºs e 7ºs anos do ensino fundamental II, sobre as relações de gênero no futebol e na sociedade. A temática veio num momento bem pertinente, pois estávamos trabalhando com o tema Futebol, e que também se iniciaria a Copa do Mundo Feminina de Futebol, a qual pela primeira vez seria exibida para todo o Brasil pelas maiores emissoras da TV aberta de nosso país, demonstrando assim, uma maior valorização das mulheres no esporte e mais especificamente no futebol, tanto pelas mídias, quanto pela sociedade em geral, pois começouse uma animosidade na expectativa de verem os jogos e torcerem para as atletas brasileiras, as quais eram mais conhecidas até então, fora do Brasil. Portanto, uma ótima oportunidade para uma aprendizagem mais significativa e proveitosa. A partir daí, foi feita uma leitura compartilhada sobre a história do futebol; história do futebol feminino e as jogadoras mais conhecidas; e sobre os jogadores masculinos mais conhecidos também, onde pudemos apontar aspectos históricos de desigualdade entre homens e mulheres no futebol. Produzimos dois cartazes sobre a Copa do Mundo feminina de futebol: o primeiro, com frases de empoderamento feminino e fotos do time feminino do Brasil; o segundo cartaz foi composto por frases escritas por cada aluno, desejando boa sorte nos jogos ao time feminino, da forma que quisesse se expressar. Dando continuidade à temática foi feita uma roda de conversa, explicando o que é gênero; refletiu-se sobre as relações de gênero no esporte e na sociedade; destacou-se como o empoderamento feminino vem se fortalecendo e quebrando paradigmas, ultrapassando os preconceitos e o machismo. A partir de manchetes de vários jornais sobre a Copa Feminina de Futebol, procurou-se refletir sobre a atuação das atletas brasileiras e perspectivas para o futuro do futebol feminino brasileiro.Trazendo o assunto ainda mais para o convívio escolar, fez-se uma avaliação sobre as relações desiguais de gênero na escola e identificou-se as possibilidades de convivência democrática e de igualdade entre meninas e meninos. Buscou-se nessas aulas também, a contextualização a partir das experiências, vivências e conhecimentos dos próprios alunos, bem como as reflexões sobre a convivência entre meninos e meninas, constados nas orientações didáticas do Currículo da Cidade. Apesar das tentativas de exclusão, das restrições e dos obstáculos enfrentados ao longo dos últimos anos, o futebol feminino se mostra como um espaço de autonomia e liberdade, propiciando o empoderamento das mulheres na busca por igualdade. Em síntese, pôde-se observar uma grande empatia dos alunos sobre a temática, bem como a participação ativa e positiva deles nessas aulas e mostraram-se interessados em contribuírem para a igualdade de gênero no esporte e na sociedade.