A Copa Do Mundo Nas Aulas De Educação Física Escolar: Um Relato De Experiência Sobre Uma Ação Pedagógica Realizada Em Uma Escola Integral De Ensino Médio
Por Jocicleide De Sousa Freitas (Autor), James Fernandes De Medeiros (Autor), Rosella Régis De Albuquerque Isacksson (Autor), Miria Figueiredo Etellvino (Autor), Sayonara Araújo De Macedo (Autor), Tadeu João Ribeiro Baptista (Autor).
Em XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. IX CONICE - CONBRACE
Resumo
A Educação Física, enquanto componente curricular obrigatório da educação básica, tem enfrentado diversos desafios referentes à sua legitimação e à consolidação de seus objetivos, metodologias, conteúdos e formato de avaliação dos discentes. Essa problemática fica ainda mais evidente ao analisarmos a realidade da disciplina no ensino médio, posto que temos sujeitos dotados de necessidades e anseios diversificados daqueles verificados no ensino fundamental, bem como uma complexidade maior nas relações estabelecidas entre estes jovens.Nos parece pertinente, portanto, apresentar o conceito de juventude ou juventudes ao invés de apenas delimitar a fase adolescente como um período de transição etária da criança para a vida adulta. Segundo Bungenstab et al. (2017) a juventude constitui-se de uma representação e uma condição social, ou seja, refere-se a um modo de ser do jovem influenciado pelo meio social e pelas trocas que ocorrem nesse meio. Assim, o jovem constitui-se como sujeito social, subjetivo e plural. Diante deste contexto, convém pensarmos e repensarmos no tipo de educação escolar que está sendo ofertado aos jovens. Segundo Campos; Gruennvaldt e Coffani (2014) o papel do ensino médio, bem como da Educação Física, deve pautar-se no desenvolvimento do “protagonismo juvenil”, a fim de contribuir com a inserção do aluno de maneira crítica, emancipatória e reflexiva e reconhecendo que esse nível de ensino não pode ser pensado apenas a partir de um recorte geracional, cronológico e linear, mas a partir da concretude das diferentes realidades sociais, econômicas, culturais e étnicas dos discentes.