Resumo

O presente estudo, delineado pela pesquisa qualitativa, fundamentado no materialismo histórico dialético objetiva a compreensão dos determinantes dos processos de ensino, desenvolvimento e instrução da criança, orientadores da ação metodológica na prática educacional da Educação Infantil, e busca apreender a inserção do campo da Educação Física e suas possibilidades de contribuição com a área. Para tanto, partimos da Teoria Histórico Cultural ao levantarmos a tese de que a prática pedagógica, no âmbito da metodologia e do uso das atividades mediadoras no processo de ensino e seleção de conteúdos na Educação Infantil, está deslocada da instrução e desenvolvimento da criança. Ao abstrair as categorias trabalho, Estado, família, mulher, raça e criança, a pesquisa busca situar a Educação Física e sua atuação junto à Educação Infantil como prerrogativa para a formação ampliada e complexificação dos direitos da criança, dimensionando os aspectos históricos, legais e formativos da corporalidade, bem como sua relevância e validade no desenvolvimento e instrução infantil, o que nos levou a análise de alguns documentos que organizam a Educação Infantil no Brasil, tais como o RCNEI, DCNEI, BNCC entre outros, e nos possibilitou apontar que os aspectos religiosos, eugênicos e de gênero ainda permanece entranhados como elementos principais, nas consolidações legais que regem a instituição de Educação Infantil.

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