A Corporeidade Como Instrumento Mediador de Desenvolvimento de Aspectos Emocionais e Sociais Por Meio da Educação Física na Infância
Por Lucas Luan de Brito Cordeiro (Autor), Vanessa Maria Ferreira Luduvino Xavier (Autor), Lívia Gomes Viana Meireles (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
A Educação física através das práticas corporais e esportes tem como objetivo desenvolver, de forma proveitosa, não só aspectos físicos e biológicos, mas também aspectos psicológicos e sociais, como autoconhecimento e autoestima, reconhece-se a importância da relação entre ambos para a construção do ser saudável, havendo uma relação da mente e do corpo com o mundo, pela necessidade de interagir e aprender com o ser, dentre várias ferramentas, a corporeidade promove as vivências corporais, cognitivas, psicológicas, emocionais e assim tendo grande importância na Educação física e seu vasto repertório de conteúdos e movimentos. Negando o pensamento mecanicista e baseando-se na percepção de Vygotsky sobre a aprendizagem, ou seja a ideia que o professor é o mediador do conhecimento, e que o aluno aprende de forma ativa, dando sentido ao conteúdo e relacionando com suas vivências e experiências prévias e também tendo em vista a importância do tema para Pedagogia assim como para Educação física. O objetivo do presente trabalho é analisar, verificar e responder por meio da literatura qual a importância da corporeidade no desenvolvimento psicológico e social na infância e qual a repercussão da Educação física na corporeidade e consequentemente no desenvolvimento citado.