Resumo

Um passo importante é dado quando percebemos as coisas com outros olhares, quando enxergamos com outras lentes. E como necessário isso se faz na Educação. Este trabalho é um caminhar nesse sentindo, de ver o processo de ensino aprendizagem com outro olhar em nossa Educação do século XXI. A partir da problemática: é possível considerar o corpo no processo de ensino aprendizagem? eu tracei o seguinte objetivo da pesquisa: desvelar um processo de aprendizagem considera a corporeidade e que acontece de corpo inteiro, a partir da História de Vida da professora doutora Tatiana Passos Zylberberg, atualmente docente da Universidade Federal do Ceará (UFC). Esta pesquisa se caracteriza como qualitativa, exploratória e descritiva. O referencial teórico tem como eixo central a corporeidade e permeia pelos conceitos de conhecimento inteligível e saber sensível, explorando tudo isso na atual conjuntura da sociedade ocidental. O primeiro capítulo faz uma introdução sobre essa sociedade da qual estamos inseridos, discutindo os resquícios, os acontecimentos e as influências da Idade Moderna para a construção de um ser humano construído com base na racionalidade. Sob a inspiração das ideias de Duarte Jr., Chinellato, Moreira, Nóbrega, Santin, Gallo, Rubem Alves, Foucault, Capra e Merleau­Ponty falo nos três capítulos seguintes sobre os conceitos de corpo inteligível, corpo sensível e corporeidade. O segundo capítulo trata do corpo inteligível e da sua relação com o processo de aprendizagem, de um corpo que tem como base a razão, fazendo com que o aprender se resuma apenas em treinar a escrita e a fala para a memorização de conteúdos. No capítulo seguinte falo de uma Educação que deva considerar o corpo sensível, um corpo que deve saber sobre as coisas e não apenas conhecer sobre elas, um saber que proporciona o saborear dos conteúdos, incorporando­os nas múltiplas possibilidades. No quarto capítulo falo da corporeidade como um elo entre o corpo inteligível e o corpo sensível propondo um processo de aprendizagem mais amplo, que considere o aprendizado de corpo inteiro e não apenas com parte dele. A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista aberta, gravada em áudio e vídeo, gerada pela questão norteadora da pesquisa, que era saber da possibilidade de considerar o corpo dentro do processo de aprendizagem. Foram utilizadas outras questões secundária para ajudar no esclarecimento de alguns assuntos considerados importantes. A análise resultou nos seguintes temas: a história de vida da professora Tatiana; corpo e aprendizagem; docência; avaliação; escola; Educação e o olhar. Com esses temas originou­se um quinto capítulo, que desvela um processo de aprendizagem que acontece de corpo todo, a partir da experiência docente da professora pesquisada. A entrevista foi gravada no formato audiovisual e dela se produziu um filme documentário sobre esse processo, juntando as falas da professora com filmagens de suas aulas, no intuito de elucidar melhor esse processo. Deseja­se que tenhamos outros olhares para a Educação, que considere o corpo e que seja de múltiplas possibilidades. Palavras­chave: Corporeidade. Aprendizagem. História de Vida.

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