Resumo


No Estado do Rio de Janeiro, a Orientação vem apresentando, a partir da década de 90, um amplo desenvolvimento como esporte de competição e até mesmo como ferramenta educativa e didática no ensino superior. O objetivo deste trabalho é verificar a influência da Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx) na implantação da Orientação, como disciplina curricular no ensino superior e no seu conseqüente desenvolvimento no Estado do Rio de Janeiro. Os dados foram obtidos com uma revisão de literatura em sete sites da internet; três revistas, uma publicada em 77 e as outras duas na década de 90; um livro; e uma entrevista aberta com José Maria Pereira da Silva, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) responsável pela proposta da implantação da disciplina. Após a implantação da matéria “Orientação” na grade curricular do curso de Licenciatura de Educação Física da UFRJ, em 1993, o professor José Maria criou o Clube de Orientação da UFRJ (COUFRJ), e em 1996 recebeu o convite para participar das instruções ministradas para o curso de Monitores e Instrutores da EsEFEx. Esta experiência permitiu-lhe levar para o COUFRJ e para a UFRJ uma consolidada estrutura de meios de instrução, de métodos de treinamento e conhecimentos de OCAD (programa de confecção de mapas) que adquiriu na EsEFEx, o que o auxiliou nas aulas, aumentando o interesse dos alunos na matéria e no desempenho dos atletas do COUFRJ, aumentando
quantitativamente e qualitativamente o número de atletas do COUFRJ. Atualmente o COUFRJ é o terceiro colocado no ranking da Confederação Brasileira de Orientação. Desta forma pode-se concluir que a participação da EsEFEx se fez de forma direta para a implantação e consolidação da Orientação como disciplina e no desenvolvimento deste esporte no seio da sociedade fluminense.
 

Acessar