Resumo

O estudo teve por objetivo investigar a espetacularidade da criança-brincante na cena carnavalesca de uma escola de samba, em Belém-PA. O percurso teórico-metodológico centrou-se numa abordagem qualitativa pautada na Etnocenologia, que busca compreender as Práticas e Comportamentos Humanos Espetaculares Organizados (PCHEO), fortemente presentes na Amazônia, o que nos levou a uma Etnocenologia Amazônica. O entendimento das noções de infância urbana e de criança-brincante, que estão no cerne da discussão sobre carnaval e infância, associada aos estudos da Sociologia da Infância foram importantes para inserir a infância urbana e as crianças em outro patamar – o de atores sociais. A prática de compartilhamento de saberes se deu por meio da observação participante, conversa informal, entrevista conversada, fotografias, desenhos e vídeos que possibilitaram a compreensão do fenômeno. Os colaboradores da pesquisa foram 12 (doze) crianças na faixa etária de 5 a 12 anos, participantes ativas das ações da Bole-Bole, e 8 (oito) adultos, na faixa etária de 23 a 60 anos, que viveram suas infâncias e ou tiveram experiências com crianças nas ações desenvolvidas na Associação Carnavalesca. A conclusão a que o estudo chegou revela que a espetacularidade, conceito chave da Etnocenologia, vivenciada pelas crianças é consciente, observada pelo olhar do outro, ou seja, de quem as vê na cena carnavalesca, é a alteridade.