Resumo

Essa pesquisa tem por objetivo fornecer informações à comunidade científica e local sobre o crescimento físico e a atividade motora de crianças pré-escolares de Ilhabela, identificando os possíveis fatores ambientais que influenciam nesses processos. A amostra foi constituída de 877 crianças, de ambos os sexos, de 4 a 6 anos de idade que frequentavam a escola pública municipal de educação infantil de Ilhabela nos anos de 1995 e 1996. O crescimento físico e a atividade motora da criança foram investigados através da antropometria e de testes motores. O questionário forneceu informações sobre os aspectos sócio-econômicos da família, atividade física e alimentação da criança. Os resultados mostraram que as variáveis escolaridade dos pais e renda familiar são determinantes nos processos de crescimento e desenvolvimento da criança. Análise de variância foi utilizada para comparar os grupos separados por sexo, idade e ano do estudo. A escolaridade da mãe e a renda percapita foram significativas ao se relacionar com as variáveis de alimentação principalmente para as meninas. A renda familiar foi significativa em relação às variáveis antropométricas para os meninos e à alimentação para ambos os sexos. As maiores diferenças encontradas entre os sexos foram em relação à antropometria principalmente entre crianças de 6 anos de idade. A performance motora em 1996 foi significativamente melhor do que em 1995. A dependência da criança da estrutura familiar demonstra que sua atividade motora está associada aos hábitos dos pais ou adultos que a cercam. A participação da criança em programas que estimulem o desenvolvimento das atividades motoras poderiam proporcionar a otimização do potencial de crescimento e desenvolvimento da mesma

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