Resumo

O objectivo deste estudo é demonstrar que a criatividade amplia o espectro de soluções possíveis para as questões pre-sentes nas actividades diárias de um Gestor Desportivo e das organizações desportivas. Metodologicamente, os dados foram recolhidos da revisão bibliográfica dos principais autores sobre criatividade e pensa-mento sistémico. Num primeiro momento, o tratamento dos dados baseou-se na relação da “5ª disciplina” de Peter Senge com os princípios, práticas e a essência de cada uma das cinco disciplinas em aprendizagem. Em seguida, no cruzamento das cinco disciplinas com factores de incentivo e barreira à criativi- dade dentro de uma abordagem sistémica e a partir de concei- tos da criatividade organizacional e do pensamento sistémico.O resultado obtido mostrou-nos informações que poderão sub- sidiar o trabalho do Gestor Desportivo no sentido de promover o seu potencial criativo. Verifica-se, porém, a existência de diversas barreiras e incentivos à criatividade, as quais devem ser evitadas ou fomentadas, respectivamente, para se obter efi- cácia na gestão da organização. A criatividade actua como fac- tor impulsionador da inovação na Gestão Desportiva, uma vez que surgem diversas soluções possíveis para as questões do dia-a-dia do Gestor e das organizações, constituindo-se uma alavanca para uma melhor Gestão.

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