Resumo

O presente relato de experiência descreve a participação de um grupo de licenciandos em Educação Física (EF) no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). O PIBID procura ser um elemento de integração entre a formação inicial de professores e o cotidiano vivido na Educação Básica. O programa aproxima a formação das experiências tácitas e propicia, aos futuros professores, uma leitura crítica da realidade com vistas a uma formação vivencial. O campo de intervenção foi a Escola de Referência em Ensino Médio Antônio Padilha da rede estadual de ensino de Pernambuco, localizada na cidade de Petrolina, no Sertão do São Francisco, e o subprojeto iniciou suas atividades no segundo semestre de 2022. À princípio, ocorreram reuniões para estudo dos seguintes temas: metodologia de ensino, currículo, planejamento escolar, contextos sociais e da EF na escola, ambiente escolar e outros. Como base para esses encontros, foram propostas leituras de algumas obras, tais como Taffarel (1985), Darido e Rangel (2005) e Castellani Filho et al. (2009), além da apresentação e problematização dos organizadores curriculares de EF da rede estadual e da BNCC. Após esse momento formativo, e já com uma sustentação inicial, foram desenvolvidos planos de unidade e planos de aulas para todas as turmas do ensino médio.

Acessar