A Cultura Afro-brasileira e a Dança na Educação Física Escolar
Por Karolainy Benedet dos Santos (Autor), Bruna Carolini de Bona (Autor), Patricia Laura Torriglia (Autor).
Resumo
O artigo tem como objetivo analisar a abordagem ou não da cultura afro-brasileira, por meio da dança nas aulas de Educação Física, pelos professores do Ensino Fundamental I das quatro escolas municipais de Santa Rosa do Sul –SC que atendem este nível de ensino. O período da pesquisa se deu entre julho de 2018 a junho de 2019 e foi desenvolvido por meio de uma pesquisa de campo, a partir de um questionário, com sete professores da rede. Constatou-se que há, em parte, a abordagem da cultura afro-brasileira nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental I. Porém, se evidencia a descontinuidade do planejamento, resultando em ações soltas e descontextualizadas durante as aulas. A abordagem da dança afro-brasileira como forma de conhecimento não foi evidenciada e os professores pouco compreendem sobre o conteúdo dança ou cultura afro-brasileira.
Referências
BORGES, Nilza Maria Pacheco. Mulheres negras: religiosidade, atividades artístico-culturais, consciência. Juíz de Fora, 2018.
BRACHT, Valter. Educação Física e Ciência: Cenas de um casamento (in)feliz. 3.ed – Ijuí: Ed. Unijuí, 2007.
BRASIL. Lei 9394/96 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em 29 de outubro de 2018.
BRASIL. Lei nº 10.639 de 09 janeiro de 2003. Ensino da História e Cultura Afro-brasileira. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm. Acesso em 25 de outubro de 2018
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar. Segunda versão revista. Brasília: MEC, 2016.
BRASIL. MINISTÉRIO DA CULTURA. Senado Federal. Carimbó é agora patrimônio imaterial brasileiro. Disponível em: http://www.cultura.gov.br/noticias-destaques/-/asset_publisher/OiKX3xlR9iTn/content/id/1213103. Acesso em 20/10/2018.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física – Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física. Brasília: Mec/sef, 2000. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf. Acesso em: 15 outubro de 2018
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 2012.
GOMES, Nilma Lino. Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva da Lei nº 10.639/03. Brasília: MEC; Unesco, 2012.
GARCIA, Ângela; HAAS, Aline Nogueira. Ritmo e Dança. Canoas: Ed. Ulbra, 2003.
KUNZ, Elenor. Educação Física: Ensino & Mudança. ljuf: UMW, 1991.
MARQUES, Isabel A. Dançando na escola. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2007
MONTEIRO, Vanildo Palheta. Carimbó do Santo Preto: a presença negra na performance musical da festividade do Glorioso São Benedito em Santarém Novo (PA).São Paulo, 2016.
NANNI, Dionísia. Dança-educação: Pré-escola à universidade. Rio de Janeiro: SPRINT, 1995.
OURIQUES, Nilso. A miséria do esporte – reflexões sobre as políticas públicas em Santa Catarina. Florianópolis: Insular, 2010.
RANGEL, Nilda Barbosa Cavalcante. Dança, educação, educação física: propostas de ensino da dança e o universo da educação física. Jundiaí, SP: Fontoura, 2002.
SANTA CATARINA. Governo do Estado. Secretaria de Estado da Educação. Proposta Curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. 2014.
SOARES. Carmem Lúcia. Educação Física: raízes européias e Brasil. 2.ed.rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.
VERDERI, Érica Beatriz Lemes Pimentel. Dança na Escola. Rio de Janeiro: SPRINT, 1998.