A Cultura Afro-brasileira na Educação Básica: Um Estudo Sobre o Exercício da Lei 10.639/2003 em Três Escolas Municipais de Tucuruí-pa
Por Jonatha Pereira Bugarim (Autor), Maria da Conceição Pereira Bugarim (Autor), Andréa do Socorro de Andrade da Costa (Autor), Rayná Benedita Sabóia de Oliveira (Autor).
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar como está sendo implementada a lei 10.639/2003 pelos professores de educação física no município de Tucuruí/PA. A metodologia utilizada caracteriza-se como uma pesquisa de campo que constitui-se de uma abordagem quali- quanti com caráter exploratório e descritivo. Como instrumento de coleta de dados utilizamos o questionário estruturado com sete questões fechadas relacionadas ao tema para professores de educação física das três escolas selecionadas para este estudo, todos de acordo com a legislação assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE). Os resultados mostraram que referente ao saber da lei 10.639/2003, apenas 20% dos participantes afirmaram conhecer esta lei, 95% acreditam que o PPP da escola não comtempla a discursão desta temática, fator que contribui para o preconceito racial na educação básica, que teve 70% de reconhecimento a existência no cotidiano das escolas brasileiras. Diante da pesquisa realizada, constatou-se que a lei 10.639/2003 vem sendo pouco ministrada no cotidiano das escolas municipais contempladas. Os trabalhos realizados que abrangem a presente temática são abordados apenas na semana da consciência negra. Este estudo teve como referência artigos publicados em revistas cientificas, Google acadêmico e sites de pesquisa acadêmica.
ABRAMOWICZ, Anete et al. Educação infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais. Ministério da Educação, São Paulo, p.1- 220, 2012.
ALVES, Cynthia Cristina de Souza. O racismo na Escola e o Combate com Ações Pedagógicas. Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, p.1-20, 2012.
BORGES, Elisabeth Maria de Fátima. A Inclusão da História e da Cultura Afro- brasileira e Indígena nos Currículos da Educação Básica. 2010. 83 f. TCC (Graduação) - Curso de História, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Goiás, 2010.
DUARTE, Angelina; SILVA, Ricardo Tadeu Caires. ANÁLISE DOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ-PR EM RELAÇÃO AO CUMPRIMENTO DA LEI N.º 10.639/03. Educere: XII congresso nacional de Educação, Paranavaí, p.1-14, 2015.
FERNANDES, José R. Ensino de história e diversidade cultural: desafios e possibilidades. Cvad. Cedes, v.25, n.67, p378- 388, Campinas, 2005.
FERREIRA, Ricardo Frankllin; CAMARGO, Amilton Carlos. As Relações Cotidianas e a Construção da Identidade Negra. Psicologia: Ciência e Profissão, Maranhão, p.1-16, 2011.
FIGUEIREDO, Angela. Classe Média negra: Trajetórias e Perfis. Universidade Federal da Bahia, Salvador, p.1-2012, 2012.
GARCIA, Alessandra Agenor de Moura; SILVA, Marcio Pereira da; ALEXANDRE, Ivone Jesus. DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A LEI 10.639/03. Revista Eventos Pedagógicos, Mato Grosso, p.1-9, 2012.
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. Atlas, São Paulo, p.1- 176, 2002.
GOMES, Nilma L. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educação e pesquisa, n.1, p. 167- 182, 2003.
GUEDES, E; NUNES, P; ANDRADE, T. O uso da lei 10.639/03 em sala de aula, In: Revista Latino-Americana de História. v.2, n.6, p. 422-430, 2013.
GUERRA, Elaine Linhares de Assis. Manual de Pesquisa Qualitativa. Grupo Ãnima Educação, Belo Horizonte, p.1-52, 2014.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MARIOSA, Gilmara Santos; REIS, Maria da Glória dos. A influência da literatura infantil Afro-brasileira na construção das identidades das crianças. Estação Literária, Londrina, p.1-12, 2011.
Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, 2004.
MOREIRA, Antonio Flávio; CANDAU, Vera Maria (org) 2008 Multiculturalismo. Diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis : Vozes.
MOREIRA, Romilson do Carmo; VIANA, Cristina da Silva. Avanços e desafios na implementação da lei 10.639/2003: um estudo na rede municipal de ensino de Senhor do Bonfim/BA. Trilhas Pedagógicas, Salvador, p.1-18, 2015.
NEVES, A. M. B. Interações: raízes históricas brasileiras. São Paulo: Blucher, 2012
SILVA, Francisco Thiago. Educação antirracista nos anos iniciais do ensino Fundamental no Distrito Federal: reflexões curriculares Dissertação (mestrado) - Universidade de Brasília, Faculdade de Educação / Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, 2013.142 f
SILVA, Petronilha Beatriz Goncalves. Aprendizagem e Ensino das Africanidades Brasileiras. In: MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o Racismo na escola. 2. ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005
SILVA,E.L.DA; MENEZES. E.M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação, UFSC, 4. ed. Ver. Atual. Florianópolis 2005
SOUSA, Abraão Vitoriano de. LITERATURA INFANTIL E QUESTÕES ÉTNICO- RACIAIS: POR UMA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA EM SALA DE AULA. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Salvador, p.1-11, 2017.
SOUZA, Ana Lúcia Silva e CROSO, Camila (Coord.). Igualdade das relações étnico- raciais na escola: possibilidades e desafios para a implementação da Lei 10.639/2003. São Paulo: Petrópolis: Ação Educativa, CEAFRO e CERT, 2007. 93p.
SOUZA, Andréa C. Batista de. Educação e Diversidade Cultural: O impacto da cultura popular no espaço escolar. Extraprensa, São Paulo, p.1-21, 2009.
SOUZA, João Francisco. Prática Pedagógica e Formação de Professores. Eliete (Org.). Formação de Professores e Prática Pedagógica. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2009.