Resumo

Investigar sobre as Relações Étnico-Raciais no Brasil é tecer um debate que recai diretamente sobre as desigualdades sociais, visto que este país foi e é forjado em cima de estruturas racistas. Isto é, a cor preta ainda compõe fortemente o grupo das pessoas que são excluídas e postas à margem em nossa sociedade. Frente a esse cenário, reconhecemos o papel das políticas afirmativas que se fazem presentes no confronto do racismo ou qualquer tipo de preconceito, a exemplo da Lei n. 10.639/032 , que foi fruto de lutas de movimentos sociais, que reforça a luta a favor da valorização e reconhecimento da Cultura Afro-Brasileira trazendo a obrigatoriedade do trato da cultura e arte afro-brasileira no currículo da Educação Básica. Este trabalho é oriundo da dissertação intitulada “A inserção dos Conteúdos AfroBrasileiros: limites e possibilidades na rede estadual de Pernambuco”, e neste recorte nosso objetivo se constituiu em analisar a prática pedagógica de professores/as de Educação Física das escolas estaduais do Estado de Pernambuco à luz da Lei n. 10.639/2003, no que diz respeito à obrigatoriedade do ensino História e Cultura Afro-Brasileira. Para tal, realizamos uma pesquisa de campo para entender como se dá a materialidade das dimensões da Cultura Afro-Brasileira na Educação Física Escolar.

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