A Cultura Corporal de Movimento e Práticas Equoterápicas Como Forma de Autonomia e Inclusão Social de Alunos-praticantes com Transtorno do Espectro Autista
Por Joyce da Silva Heinze (Autor), Renata Barbosa da Cruz (Autor), Marcelle Cabral Volpasso (Autor), Anna Elisa do Prado Peixoto (Autor), Vanessa Marília de Souza (Autor), José Ricardo da Silva Ramos. (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
Este trabalho objetivou analisar as implicações da Cultura Corporal de Movimento e práticas equoterápicas na autonomia e inclusão social de alunos-praticantes com Transtorno do Espectro Autista. A pesquisa ação ocorreu por meio de vivências práticas realizadas por intermédio de cavalos. Observou-se que as intervenções influenciaram no cotidiano dos praticantes. Como considerações finais, nota-se que tais práticas auxiliaram no tratamento, desenvolvendo aspectos cognitivos, físicos e motores.