Integra

introdução:

a educação física escolar ainda é uma área de investigação dentro da educação física que precisa ser mais detidamente investigado.

diante disso, a pesquisa aqui apresentada, teve como problemática central a constituição da cultura escolar no ensino da educação física, visando compreender o trabalho docente realizado no ensino da educação física. objetivou compreender a cultura escolar instituída no ensino da educação física quantos aos aspectos do planejamento, conteúdo, metodologia, estratégias e avaliação. os objetivos específicos do processo de investigação foram: verificar a formação profissional dos professores atuantes nas escolas, assim como sua condição de trabalho para exercer a prática docente; conhecer as propostas pedagógicas e sua concretização; identificar os conteúdos ministrados nas aulas de educação física e suas relações com as concepções norteadoras da ação docente; verificar o tipo de avaliação utilizado pelos professores, os aspectos relevantes e os objetivos da avaliação. a análise dos dados coletados permitiu apontar a necessidade de auxiliar a constituir novas culturas nas práticas da educação física escolar, através de um processo de reflexão crítica a ser partilhado com a comunidade cientifica da área, em especial com o curso de educação física licenciatura da unisul, contribuindo para a formação de professores conscientes de sua profissionalidade docente.

metodologia:

para consecussão dos objetivos desta pesquisa que centra-se em estudar a cultura escolar da educação física, a pequisa orientou-se no deccorer de todo o processo investigativo por meio de uma pesquisa qualitativa. realizou um processo de ambientação dentro da instituição educacional pesquisada por um período de 15 dias com o intuito de elaborar um protocolo de observação manifestado pela própria realidade, apresentada pelos vários agentes educacioanais referentes à educação física praticado naquele espaço. após a criação de um roteiro, observou-se durante 45 dias, 25 aulas de educação física de 3 professores diferentes perfazendo aulas de todo ensino fundamental. após a coleta de dados sobre procedimentos verbais e não-verbais dos alunos e aspectos tais como planejamentos, conteúdos, estratégias, metodologias e processo de avaliação utlizados pelos docentes, olhares ávidos direcionaram-se para determinar o modus vivendi daquela instituição. a leitura de tais apoiadas por discussões entre orientadora e orientando, por meio de recursos literários peagógicos com intuito de fundamentar as conclusões oriundas das análises deu-se como condição sine qua non para a finalização da inquirição científica.

resultados:

de acordo com as observacões realizadas no cotidiano escolar da intituição educacional investigada, observou-se uma prática de docente destituída de um planejamento periódico de atividades. o futebol para os meninos, a dança e o vôleibol para as meninas são os conteúdos sucessivamente propostos pelos professores, pois estes são requisitados pelos alunos e atendidos pelos mesmos; os docentes corriqueiramente se ausentam durante o período das aulas para realização de outras atividades, deixando os alunos livremente encaminharem as atividades; a avaliação dos alunos possui como critério a performance, a participação e o comportamento dos mesmos durante as aulas como forma de auferir desempenho; a utilização da ameaça como estratégia de bom comportamento é freqüentemente utilizada. os alunos demonstram interesse nas aulas manifestado pelo pedido de auxílio aos professores tanto na solução de conflitos que ocorrem no decorrer dos jogos, devido a isenção dos professores, quanto na participação efetiva dos mesmos na correção de movimentos ou regras. a educação física daquele espaço escolar, promovida por meio dos agentes investigados, faz perpetuar a reprsentação social preconceituosa existente na sociedade acerca desta disciplina que a coloca às margens do processo educacional no ambiente escolar.

conclusões:

ao término do processo investigativo vê-se uma cultura escolar que reitera a educação física escolar às margens do processo educativo. sabido da possibilidade de formação de indivíduos por meio da ressignificação do esporte de alto rendimento em esporte educação no ambiente escolar, imbuídos de valores difíceis de serem transmtidos por outras áreas escolares do conhecimento, vê-se a formação de indivíduos novamente alienados pelo poder consumista e neo-liberal devido a reprodução de vivências sociais. a escola, espaço e tempo de formação de homens, enfraquece na medida em que na sua verdadeira missão de educar os docentes continuam legitimando práticas constituídas por trilhas tortuosas anteriormente abertas. o ambiente escolar investigado demonstrou condições para a prática de uma educação física escolar melhor estruturada, porém vê-se na cultura escolar arraigada o grande óbice na equiparação da disciplina às demais.