Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a dança da cultura Hip-Hop (o Break Boyin´g, o Popin’g e o Lockin’g), segundo os quatro fatores componentes do movimento, definidos por Laban - fator força/peso, espaço, tempo e fluência. Esta análise torna possível a verificação dos estados de espírito e das atitudes internas que emergem junto à ação corporal (effort shape). Assim, foi possível discursar sobre a estética Hip-Hop, tendo como argumentos a linguagem poética da ação corporal expressiva. O sistema Laban de análise dos movimentos permitiu este nível de argumentação, na medida em que sustentou a investigação numa dual perspectiva do fenômeno: ser mensurável - enquanto análise lógica - e ser observável - enquanto interpretação subjetiva. Neste processamento dinâmico de diálogo entre os aspectos mensuráveis objetivamente e os aspectos classificáveis na dimensão subjetiva, verificou-se a possibilidade de re-constituição analítica, o que é um recurso bastante pertinente, quando se trata de analisar uma performance na perspectiva das relações que ela vai traçando em meio a sua apresentação.

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