Resumo

A Educação Física possui conhecimentos específicos a serem tratados pedagogicamente no contexto escolar. Entre esses conhecimentos, encontra-se a dança. Esse elemento da cultura corporal não é exclusivo do profissional de Educação Física, sendo compartilhado, em outros âmbitos de atuação além da escola, por profissionais das Artes Cênicas, Artes Plásticas, além dos bacharéis e licenciados em Dança. O que se percebe com freqüência no âmbito escolar é a ausência desse conhecimento, ou o desenvolvimento de um trabalho superficial que se caracteriza por apresentações coreográficas de caráter festivo. Esta pesquisa considerou a escola como campo de atuação profissional da Educação Física a ser investigado. Para conduzir tal investigação, observou a metodologia utilizada na formação de professores de Educação Física da FEF – Unicamp, junto à disciplina MH 304 – Pedagogia do Movimento II, que possibilita a vivência de diferentes conhecimentos da cultura corporal, na unidade correspondente à dança. O objetivo dessa observação era verificar se tal metodologia poderia, de fato, ser desenvolvida nas escolas de Educação Básica (sendo contemplados em nosso estudo a Educação Infantil e o Ensino Fundamental) e quais seriam os conhecimentos necessários para possíveis modificações ou retificações a fim de minimizar possíveis distanciamentos entre formação e atuação profissional. Para atingir nosso objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisaação, cuja intervenção se deu em duas aulas no ambiente escolar. Como técnica de coleta de dados, realizamos entrevistas semi-estruturadas aos professores que participaram da pesquisa, em dois momentos: antes e depois das nossas aplicações práticas. Através da análise de conteúdo, foi possível refletir sobre a realidade em que se encontra a dança no universo escolar pesquisado e sobre as considerações dos professores a propósito das possibilidades de implantação da proposta sugerida.

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