A dança como conteúdo da educação física escolar: A aproximação e a vivência das danças urbanas pelos alunos dos anos finais do ensino fundamental

Por Dayanne Sampaio Antonio (Autor), Rafael Cunha Laux (Autor).

Parte de Boas práticas na educação física Catarinense 2022 . páginas 11 - 24

Resumo

A aprendizagem, como fenômeno pedagógico, é uma modificação do comportamento do indivíduo em função da experiência que estabelece ligações entre certos estímulos e respostas equivalentes, promovendo um aumento da adaptação do sujeito ao seu contexto, ou seja, o aprender corresponde diretamente à relação entre o indivíduo, seu meio e como este atua sobre aquele (MADRUGA; NORA, 2017). Assim, a aprendizagem escolar é de suma importância para a formação do sujeito e há de se considerar negligência uma educação que desconsidere o corpo como um instrumento de valor, uma vez que o indivíduo age no mundo por meio de seu corpo (GARIBA; FRANZONI, 2007). Dessa forma, o componente Educação Física se expressa como necessário em todos os anos escolares, uma vez que a disciplina tem por intuito formar pessoas com consciência crítica para agir com autonomia em relação às manifestações da cultura corporal de movimento, fornecendo subsídios ao sujeito de se tornar um cidadão crítico e mais ativo fisicamente (MALDONADO; BOCCHINI, 2014). Desse modo, a escola, como meio educacional, tem por obrigação oferecer a oportunidade de uma boa prática motora, pelo fato de que esta é essencial e determinante no processo de desenvolvimento geral, motor e cognitivo da criança e do adolescente (SILVA et al., 2011). Assim, “[...] a Educação Física escolar deve proporcionar aos alunos o maior número possível de vivências, conhecimentos e reflexões do componente da cultura corporal [...]” (IMPOLCETTO et al., 2013, p. 268), perpassando as unidades temáticas de brincadeiras, jogos, esportes, ginásticas, lutas, práticas corporais de aventura e danças (BRASIL, 2017)