A Dança Como Conteúdo das Aulas de Educação Física: o Que Dizem os Sujeitos
Por Sarah da Silva Corrêa Lima (Autor), Luiza Lana Gonçalves Silva (Autor).
Em VII Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Resumo
Na atualidade, a dança compõe o currículo das instituições escolares, seja em consequência de iniciativas próprias ou pelo estímulo de documentos oficiais dos governos federais, estaduais ou municipais. O Referencial Curricular da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande – MS é um destes que dá suporte para que a dança na escola se concretize. Diante isso, indaga-se: Como o conteúdo dança vem sendo desenvolvido nas aulas de Educação Física das escolas municipais desta cidade? Para tanto, trazemos como objetivo: verificar se o conteúdo dança está sendo proporcionado aos alunos de Educação Física do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino e de que maneira isso vem ocorrendo. Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório-descritivo. Seu público alvo corresponde a 24 professores de Educação Física da rede de municipal de ensino. Como técnica de pesquisa, optou-se pela entrevista semiestruturada e para a análise dos dados a técnica de análise de conteúdo. Notou-se que o conteúdo dança está presente nas aulas de Educação Física por meio do ensino da Percepção Rítmica, Datas Festivas e Danças Regionais. Destacamos que se faz necessário maior apoio por parte da Secretaria municipal de ensino do município de Campo Grande – MS, para o aperfeiçoamento do professor em Educação Física para o desdobramento deste conteúdo de maneira significativa em suas aulas.