Resumo

É comum vermos nos meios de comunicação, principalmente o televisivo, a manifestação da dança como uma forma de expressão dos mais variados tipos de música. Seja nas escolas ou nas ruas, a dança, para muitos adolescentes, já faz parte de sua vida, sendo algo quase religioso. Em qualquer lugar que os adolescentes se encontrem, o ritmo já os impulsiona automaticamente ao movimento contagiante da dança. Sendo assim, os adolescentes passam a utilizá-la como um elemento facilitador de grande importância que complementa a sua comunicação, uma vez que a dança, na maioria das vezes, é uma coreografia de expressão espontânea. Através de elementos coreográficos, suas emoções e seus sentimentos, até mesmo de forma inconsciente, são transmitidos deixando transparecer seu estado de espírito. Visto que a linguagem corporal, em muitas vezes é mais adequada que a linguagem verbal para demonstrar as atitudes e emoções de uma pessoa. Porém, não é difícil perceber a carência de iniciativas por parte das autoridades, das instituições de ensino e até mesmo da sociedade em geral, que incentivem os adolescentes a encontrar uma maneira de expressar com liberdade suas atividades criativas. O objetivo geral desta pesquisa é compreender como a dança pode se tornar uma alternativa de livre expressão cultural de adolescentes. Com esta pesquisa poderemos perceber os motivos que levam os adolescentes a usarem a dança de maneiras tão diferentes. Além disso, com o desenvolvimento desse trabalho, haverá uma capacitação específica na área de dança, permitindo uma melhor atuação no mercado de trabalho. A pesquisa poderá contribuir também para os educadores que utilizam a dança com adolescentes, elucidando a maneira como esse público a enxerga. 

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