A Dança Contemporânea Como Instrumento de Motivação na Formação de Bailarinas Clássicas
Por Alessandra Fioravanti (Autor), Rafaela Liberali (Autor), Maria Cristina Mutarelli (Autor), Maria Ines Artaxo (Autor).
Em Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte v. 10, n 2, 2011.
Resumo
O objetivo do estudo foi demonstrar a importância da dança contemporânea para a motivação e formação de bailarinas clássicas. Participaram do estudo 17 bailarinas, que praticam dança contemporânea, de uma escola de dança da cidade de São Caetano do Sul (SP), com idade entre 12 e 21 anos. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário referente à identificação de motivos intrínsecos e extrínsecos em aulas de dança. Os resultados obtidos mostram que as participantes desse processo se motivam a participar das aulas de dança contemporânea pois reconhecem a importância dessas aulas para sua formação clássica. Em decorrência desses resultados, pode-se dizer que professores e bailarinos que trabalham com a técnica clássica possuem uma fonte de motivação mediante a prática da dança contemporânea e devem cada vez mais acreditar na “extensão” do que o corpo pode fazer além das aulas de balé como técnica de dança.