A Dança da Escola: Reflexões Necessárias à Educação Física Escolar
Por Pâmela Cristina Medeiros da Silva (Autor), Iago Fonseca de Mello Damázio (Autor), Renata Pacheco Marins (Autor), Nei Jorge dos Santos Junior (Autor).
Em Arquivos em Movimento v. 16, n 1, 2020. Da página 167 a 178
Resumo
O objetivo deste trabalho foi trazer reflexões sobre a relação entre dança e educação física no âmbito escolar, analisando as principais dificuldades e possibilidades. A pesquisa nos atentou sobre a importância da dança no âmbito escolar, a qual torna-se não somente responsável pela ampliação do repertório de movimentos e de conhecimentos sobre o corpo, bem como o papel enquanto indivíduo crítico e atuante na sociedade em que vive. Em suma, aponta-se que a dança é conteúdo da Educação Física escolar e tem como grande característica o desenvolvimento corporal dos alunos, proporcionando múltiplas formas de experiências com o corpo.
Referências
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Educação Física, Secretaria de Ensino Fundamental, Brasília, 1997.
BRACHT, V. Sociologia crítica do esporte: uma introdução. 3ed. Ijuí, Ed. Unijuí, 2005.
DARIDO, S. C; IRENE, C. A. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
GHIRALDELLI JUNIOR, P. Educação Física progressista: a pedagogia crítico-social dos conteúdos da Educação Física. São Paulo: Loyola, 1988.
KIOURANI, T. D. S. Dança. In: GONZÁLEZ, F.; DARIDO, S. C.; OLIVEIRA, A. A. B. (org). Práticas corporais e a organização do conhecimento. Maringá: Eduem, 2014.
KUNZ, E. Transformação didático pedagógico do esporte. Ijuí: UNIJUÍ, 2001.
KUNZ, M. C. S. Ensinando a dança através da improvisação. Motrivivência: Revista de Educação Física (Online), v. 1, p. 166-169, 1994.
MADRUGA, F.; NORA, S. Dançando na escola: O projeto oficina de dança livre e a percepção dos professores em relação ao processo de ensino-aprendizagem. Do Corpo: Ciências e Artes, 6(1), 82-97, 2016.
MANCINI, M. C.; SAMPAIO, R. F. Quando o objeto de estudo é a literatura: estudos de revisão. Rev. bras. fisioter., São Carlos , v. 10, n. 4, Dec. 2006 .
MARQUES, I. Ensino de dança hoje: textos e contextos. São Paulo, Cortez, 1999.
NUNES, M. L. F. e RÚBIO, K. O(s) currículo(s) da Educação Física e a identidade dos seus sujeitos. Currículo sem fronteiras, Mangualde, Portugal, v. 8, n. 2, p. 55-77, jul./dez. 2008.
PEREIRA, M. de A.; RINALDI, I. P. B. Dança na escola: possibilidades pedagógicas por meio da cultura popular brasileira. Maringá: Paraná, 2014.
SANTOS, R. et al.. A dança como prática de lazer: algumas reflexões sobre homens, gênero e o balé clássico. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 2, abr./jun. 2015.
SILVEIRA, R. C. P. da. A organização textual do discurso científico de revisão. Tema, n. 16, p. 99-111, ago. 1992.
SOARES, C. L. et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
SOUSA, N. C. P.; HUNGER, D.; CARAMASCHI, S.A Dança na Escola: um sério problema a ser resolvido. Motriz: Revista de Educação Física (Online), v. 16, p. 496-505, 2010.
SPESSATO, B. C.; VALENTINI, N. C. Estratégias de ensino nas aulas de dança: demonstração, dicas verbais e imagem mental. Rev. Educ. Fis/UEM, v. 24, n. 3, p. 475-487, 3. trim. 2013.
STRAZZACAPPA, M. A Educação e a fabrica do corpo: a dança na escola. Caderno CEDES,v. 21, n. 53, p.69-83, abr. 2001.
TARDIF, M.; LESSARD, C.O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
VERAS, L. M. et al. Dança: resgate e vivências na Educação Física escolar. Cinergis, Santa Cruz do Sul, v. 16, n. 1, jul. 2015.